Vaso Decorativo – Passo a Passo

Aqui vou mostrar o passo a passo da criação do meu vaso decorativo.

 

DSCN2955

 

Anote a enorme lista de materiais utilizados:

  • Jornal
  • Cola Branca
  • Tinta
  • Água
  • Paciência

Acredito que o único ingrediente que possa ser mais difícil de conseguir é o último da lista…rsrsrs!

Primeiramente é necessário fazer vários rolinhos com o jornal. Eu uso meias páginas cortadas na vertical, que dá um rolo com tamanho adequado para artesanatos.

DSCN2328DSCN2330

 

É bom acostumar a fazer esses rolinhos, porque dá pra fazer um monte de coisa com eles, como o Cesto de Jornal que eu fiz.

DSCN2324

 

Depois você vai precisar fazer duas rodas, uma pequena e outra maior, para ter uma medida para a base e a boca do vaso, sendo a base menor e a boca maior.

DSCN2326

A roda menor será a base. Eu acabei esquecendo de tirar foto, mas dá pra ver ela na próxima foto. A partir da base vou colando os tubinhos de jornal que formarão o vaso.

DSCN2327

É importante colar dando uma volta pelo aro, para ficar reforçado. O comprimento dos tubos de jornal é que vai determinar a altura do vaso. É importante também que os tubos não fiquem encostados, mas tenham uma distância equivalente à própria largura entre eles.

ATENÇÃO! Detalhe fundamental! A quantidade de tubos de jornal sempre deve ser Ímpar! Você vai entender porquê quando for trançar os jornais. Neste caso usei 9.

Depois você precisa colar um tubo na lateral da base, no sentido horizontal. Daí que vem a parte mais demorada, que é ir trançando esse tubo em zigue-zague pelos tubos verticais.

DSCN2381

Dica! Antes do tubo ficar com a ponta muito pequena, pegue outro e vá colando para fazer a continuação. Passe um pouco de cola na ponta do novo tubo e enfie dentro da ponta do tubo que você está trançando. Assim não fica aparecendo emendas. Isso pode ser usado sempre que você precisar de um tubo “infinito”. Como vai precisar mais no final.

Daí vai trançando…

DSCN2383DSCN2387

Outra dica importante! Precisa ir aumentando a distância dos tubos verticais aos poucos, conforme for subindo o trançado, para deixar o formato cônico, senão corre o risco de virar um Copo em vez de um Vaso. Eu não fixei o aro maior na boca do vaso porque achei mais fácil trançar com os tubos soltos, assim dá pra ir ajustando melhor. Mas já vi casos de vasos maiores onde a pessoa já colocava os dois aros e trançava depois.

Você vai precisar ir puxando os tubos e ajeitando o trançado conforme for subindo. Aí é na raça mesmo, não tem como ensidar, só na prática. Nem eu fiz o trançado muito perfeito, mas não importa, porque o aspecto rústico faz parte da obra. O importante é que o trançado fique bem justo e não muito espaçado.

DSCN2393DSCN2394DSCN2395DSCN2595

No final, aí sim usei o aro para enrolar as pontas e dar um acabamento. Aí provavelmente vai precisar ajustar o tamanho do aro conforme o necessário.

Agora vem a  base propriamente dita. Porque do jeito que tá não fica em pé. Precisa de uma base maior. (Segredo, eu não tinha idéia de como ia fazer a base até essa parte. Inventei na hora…).

Tive a brilhante idéia de fazer uma base circular enrolando tubos de jornal em espiral.

DSCN2900

É só achatar um tubo, enrolar bem fechadinho no começo, e ir colando. Daí vai emendando e enrolando mais tubos, e colando até ficar com o tamanho adequado, que é um pouco maior que a largura da boca do vaso. (Senão não fica em pé direito).

DSCN2901A única dica aqui é usar uma base, o chão ou a mesa, para nivelar o espiral, para ficar bem plano quando secar a cola. Pra cada volta que for enrolando, passe cola e segure na mesa um pouco até a cola grudar bem, assim fica nivelado.

 

Agora bem uma parte meio difícil, que é colar a base no vaso. No meu caso eu usei papel maché que fiz com jornal picado, água e cola branca. Fiz uma massa de papel maché e moldei, como se fosse um durepox.

DSCN2903DSCN2902DSCN2907

Eu coloquei a massa até dentro do aro menor da base do vaso, para dar firmeza. O papel maché demora pra secar e ficar firme. No meu caso precisei deixar uns 2 dias secando antes de pegar pra pintar. Aí você vai observando ao troque mesmo. A massa precisa estar bem dura e seca, senão corre o risco de entortar ou descolar.

Uma vez firme a base, é só pintar.

Pra fazer acabamento em ouro velho costumo usar uma base preta e depois passar tinta ouro velho por cima, meio falhado mesmo.

DSCN2910Já tem uma tinta acrílica na cor ouro velho, mas é um dourado normal. E o efeito de ouro velho tem que ser falhado, com pinceladas retas mais ou menos na mesma direção.

Eis o resultado! 

DSCN2953

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Vaso Decorativo – Passo a Passo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s